segunda-feira, 14 de março de 2011

AUTOCONHECIMENTO E CORAGEM UM CONVITE À FELICIDADE


Uma vez ouvi alguém dizer que para se matar haveria de se ter muita coragem, e eu sempre me questionei a esse respeito, pois para mim esse era um ato de desistência.
Eu penso que para viver é preciso ter coragem, pois a cada dia a vida nos oferece um desafio, pois viver significa evoluir compulsoriamente. Ou a gente vai de vontade própria, ou a vida nos arrasta, mas que a gente vai, ah! isso vai!
Esse post de hoje me foi motivado por um livro que estou lendo chamado A Imensidão dos Sentidos....uma visão espírita da psiquê humana, mas que independente dos aspecto religioso, nos traz grande conhecimento embasado na psicologia humana.
O capítulo que li hoje falava sobre o autoconhecimento, e gostaria de transcrever alguns trechos que acho muito importante para todos nós que passamos ou estamos passando por esse processo de transformação seja ele qual for:
"O caminho do autoconhecimento nos leva a uma compreensão profunda do comportamento pessoal"
"o autoconhecimento dá à criatura sabedoria suficiente para que saiba julgar a si própria - pré-requisito para pode entender os outros"
"em geral, conhecer a si mesmo significa reconhecer e aceitar que há em nós os dois lados de todas as coisas. Somos capazes de ter medo e valentia, de sentir raiva e ternura, de ser generosos e egoístas, frágeis e fortes. Uma das grandes bênçãos do autoconhecimento é seu poder de transformar, a longo prazo, nossa vulnerabilidade em pontos fortes, ou seja, nosso temor transforma-se em coragem, nosso sofrimento num caminho para a integridade"
"ao descobrirmos as raízes que sustentam nossos atos e atitudes, ou ao tomarmos contato com certos aspectos psicológicos que não havíamos percebido em nós mesmos, seremos conduzidos à fonte de nossa sanidade"

Pessoal está tudo aí! Diante de nós próprios, esse é o segredo da felicidade.....conhecer a si mesmo, se entender, se respeitar, aceitar sentimentos menos nobres que por vezes não conseguimos conter....e tentar descobrir o que nos desencadeia esses sentimentos, e tratá-los e principalmente, enfrentá-los, e não simplesmente fugir deles.
Pois quando fugimos de nós mesmos e alegamos a infelicidade e falta de ânimo para seguir adiante, ou esperamos que alguém apareça para nos fazer feliz, estamos desistindo, praticamente colocando fim à nossa vida, e tenho certeza que mesmo tendo que ter muita coragem para enfrentar seus medos e se conhecer, tudo valerá 100% à pena.
Nunca é tarde para ser feliz, que tal agora?

Bibliografia: A Imensidão dos Sentidos - Um estudo psicológico da sensibilidade humana de Francisco do Espírito Santo Neto

4 comentários:

  1. Olá Nanny, adorei este post, realmente é muito difícil o "conhecer a si mesmo", é uma grande virtude a ser cultivada por nós, para deixar de transferir ou deixar de ter expectativas que o "outro" nos complete e nos faça felizes, entendo também que a felicidade está dentro de nós, como uma semente a ser cultivada. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nancy, eu queria postar dois pensamentos que mudaram minha vida. Estou voltando do Canadá, um projeto de vida que havia planejado.

    "Enfrente seu caminho com coragem. Não tenha medo da crítica dos outros, e sobretudo não se deixe paralisar por sua própria crítica."

    "Se você aceitar suas possibilidades no presente, com toda certeza vai melhorar no futuro. Mais se negar suas limitações, nunca se verá livre delas."

    "Deus estará com você nas noites insones e enxugará com seu amor as lágrimas ocultas."

    "Deus, é o deus dos valentes."

    ResponderExcluir
  3. Nancuy, parabéns pelo resultado e pelos textos, são reconfortantes. Exemplos como o seu me fazer creer que vou ter conseguir tb!

    ResponderExcluir
  4. Olá Nanny tudo bem??
    Meu nome é Edna..
    Achei seu blog, estou lendo aos poucos, parabéns por todo esse processo...
    Eu vou fazer a cirugia tbm e estou passando pelo Dr. Paulino, gostaria de saber o que acha dele, se você puder por favor me falar um pouco, ficarei grata, acho q deve imaginar como estou anciosa!!! rs
    desde já obrigada

    ahh se puder responder no meu email
    nana_edna@hotmail.com

    =)

    ResponderExcluir