segunda-feira, 11 de abril de 2011

Equilíbrio




O que é o equilíbrio senão a exata medida entre o pouco e o muito, o justo valor entre o caro e o barato, a real medida entre o grande e o pequeno.... são tantos comparativos, para algo que se sente que fico até em dúvida se seria possível medi-lo.
Após a cirurgia do estômago, ou melhor, antes mesmo dela, em meados de minha preparação, busquei dentro de mim o equilíbrio, e descobri que ele não morava lá.
Onde teria ido parar? Aí parei e me perguntei, será que já me senti equilibrada? Nossa, nunca tinha pensado nisso. Mas também como ser equilibrada com um biotipo desequilibrado, hormônios desequilibrados e emoções desequilibradas? Eu estava mais para bomba H, um vulcão de emoções....era tudo junto agora.

Se isso me fazia bem? De certo que não...era a perfeita divisão entre mente, corpo e espírito, que vagavam separadamente, e sem o alinhamento entre eles só há a ausência do equilíbrio, era a falta do “eu” dentro de mim.
Detectando meu real estado de sentir, percebi que faltava aquela sensação de bem-estar, de calma, e entendam bem, que alegria é um estado, que pode viver mais ao limiar da euforia, do que da paz, e eu sempre fui uma pessoa com tendência para ser alegre.

Com o decorrer dos anos, e após o recomposição de minha “bio energia”, devido à toda transformação pela qual meu corpo, minha mente e meu espírito foram passando, eles foram ficando mais próximos um do outro, e quanto mais diminuía a minha ansiedade, os meus medos, e os fantasmas do passado iam se apagando como borrões, o eixo entre meus “três eus” foi se alinhando como planetas em um sistema solar, e então comecei a sentir uma estranha sensação de calma, de paz e finalmente, de bem-estar.

Eu não precisava mais correr atrás de mim mesma. Percebi que passei uma vida procurando por mim mesma, eram meus três eus (corpo, mente e espírito) um procurando pelo outro como num jogo de rato, gato e cachorro.

E aí foi que nesse encontro eu percebi como o equilíbrio era essencial para que eu me sentisse, para eu encontrar minha verdadeira identidade, para eu poder começar a questionar minhas emoções.

Pois não basta somente sentarmos no psicólogo, terapeuta, psiquiatra, ou seja lá o que for, e tentarmos encontrar retalhos no meio da bagunça. Imagine que sua mente é um sótão abandonado há anos... de repente você resolve entrar e procurar alguns retalhos que devem estar lá em algum lugar...se não arrumar geral, ou seja, remexer tudo mesmo, não conseguirá encontrá-los... e caso os encontre, o restante de você permanecerá lá todo bagunçado, empoeirado...

E foi com essa analogia que percebi o quanto é importante cuidarmos de nossos sentimentos com carinho, de nos conhecermos. Aí acho que é a parte um pouco mais complexa, pois temos que nos encarar para encontrarmos o equilíbrio. E descobri também que precisamos estar equilibrados para vivermos a realidade, pois quando estamos desequilibrados, as coisas não tem pesos e medidas reais, e tudo que vivemos é ilusão de nossas mentes, pois tendemos a distorcer tudo, até nossa visão física de nós mesmos é uma visão distorcida.
E isso tudo que estou contando não tem a ver somente com fazer ou não a cirurgia do estômago, esta foi apenas a minha experiência, que uso como exemplo para falar da importância do encontro conosco mesmo.
Encontre-se, sinta o equilíbrio dentro de você. Não é um movimento rápido, requer cultivo, paciência...é a cada dia abrir uma nova gaveta, descobrir as lembranças que estão guardadas lá...decidir o que fazer com elas, ou seja, é um passo a passo.

Vale a pena começar a sentir a paz em você mesmo. Sabe aquele bem-estar de se sentir feliz por você mesma, de não faltar ninguém pra te “completar”, pois sua companhia é agradável e você curte os momentos que está com você mesmo??...nossa, como é bom!
Porém deixe a porta do sótão aberta sim, e convide a entrar apenas quem te acrescentar coisas boas, pois ninguém vive ou evolui sozinho. Nada melhor do que o conviver para nos despertar sentimentos e nos mostrar, através das relações, como somos verdadeiramente.
Uma linda semana a todos, com muito equilíbrio, amor e bem-estar!

Um comentário:

  1. Passando para agradecer a visitinha e deixar beijos! Já estou te seguindo tb! Abração

    ResponderExcluir